terça-feira, 10 de abril de 2012

Chineses venderam partes do corpo para comprar iPhone e iPad

Segundo a agência Reuters, cinco jovens chineses foram muito além do endividamento para comprar um iPhone e também o tablet da Apple, o iPad. A notícia afirma que eles foram capazes de vender um dos dois rins para a compra dos aparelhos.
Camera do iPhone 4S
iPhone 4S

A Reuters dá os créditos da notícia para a imprensa local, chamada Xinhua News, e afirma que cinco jovens resolveram vender seus rins para a compra do smartphone e tablet mais conhecido no mercado, o iPhone e iPad respectivamente. Segundo a agência Xinhua, o médico que realizou a retirada do órgão recebeu aproximadamente US$ 35 mil e repassou US$ 3.400 para o "doador", sendo que o restante do dinheiro foi dividido para custear a cirurgia.

Um dos jovens mora em uma das províncias mais pobres de todo o país: Anhui, e quando chegou com o iPhone em casa sua mãe perguntou como fez para comprar. O jovem admitiu ter vendido o rim e agora sofre de insuficiência renal. O problema de órgãos vai além da própria venda, já que na China apenas uma peque na fração da população consegue o transplante - digo daqueles que realmente estão precisando. A escapatória fica em ir para outro país e realizar o transplante lá, ou recorrer ao mercado negro para a compra de um.

Isso significa que não é bem o iPhone, ou a Apple, o culpado pelo ocorrido. A situação é bem pior do que possamos imaginar, mas há sim uma culpa muito grande pelo fanatismo que os gadget da Apple provocam nas pessoas, pelo status social que um iPhone entrega (até aqui no Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário